JUSTIÇA OUVE “COLÔMBIA” E “PELADO” EM PROCESSO SOBRE ESQUEMA CRIMINOSO NO VALE DO JAVARI

A Justiça do Amazonas iniciou, nesta quinta-feira (16), os depoimentos de Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, e Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”, apontados como integrantes de um esquema criminoso ligado à pesca e extração ilegal na região do Vale do Javari.

As oitivas acontecem por videoconferência e seguem até sexta-feira (17). O processo é separado do inquérito que investiga o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorrido em 2022.

De acordo com as investigações, “Colômbia” seria um dos principais articuladores do esquema que explorava recursos da terra indígena e mantinha ligações com o tráfico internacional de drogas. Já “Pelado” seria um dos seus fornecedores na região.

A Polícia Federal sustenta que o duplo homicídio de Bruno e Dom foi ordenado por “Colômbia”, em retaliação ao trabalho de fiscalização desenvolvido pelo indigenista, que afetava os interesses econômicos do grupo criminoso.

Bruno atuava ao lado de indígenas na defesa do território, enquanto Dom reunia informações sobre o tema para um livro. Os dois foram mortos durante uma expedição no Vale do Javari.

Preso inicialmente por uso de documento falso, “Colômbia” chegou a obter prisão domiciliar mediante fiança, mas voltou ao sistema prisional após violar medidas judiciais. Ele e “Pelado” continuam detidos.

 

*COM INFORMAÇÕES: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment